quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Decisão Difícil

Boa noite,

hoje foi um dia complicado para o PSI-20...

Depois do fecho positivo dos EUA ontem, a abertura de hoje do índice português parecia prespectivar um dia de ganhos ligeiramente positivos.
O ínicio de tarde com uma abertura vermelhaça nos states não o permitiram e maior parte das cotadas começaram a cair (algumas mais do que 5%).

Sem dúvida que estamos perante outra correcção que é agravada pela instabilidade internacional e o que a minha parca experiência me diz é que não devemos estar longos nas correcções mas sim pacientes e com o dedo no gatilho para entrar ao mínimo sinal de inversão.

Pelo que tenho observado e lido, os principais índices (ex: SPX500) estão num momento crítico de indefinição, em que facilmente podem continuar Bulls ou inverter para Bears.

Como neste momento já vou com um prejuízo de 6,8% na Carteira e estou com uma postura de curto prazo tenho de tomar uma decisão complicada relativamente a um dos activos da minha carteira.

Falo pois, da Jerónimo Martins que teve hoje, ao contrário do que tem sido hábito, uma performance terrível. Fechou com uma queda de 4,72% nos 5,25€.



Pelo gráfico podemos ver que o suporte aos 5,49 não aguentou (até nem tinha grande fé nele) e muito menos a LTA por mim identificada (isto já me preocupa mais).
A única coisa que a aguentou foi o suporte aos 5,25€ que já tinha sofrido um teste no final de dezembro de 2007.

Com este panorama antevejo dois cenários:

- A JMARTINS não se aguenta e amanhã o suporte quebra (tenho pelo menos um indicador a indicar isso);

- A JMARTINS está negociar num canal delimitado pelos 5,25€ e os 5,70€ e brevemente irá visitar o topo;

Estou mais inclinado para a primeira hipótese devido à terrível queda de hoje. Apesar de tudo, o volume não foi nada de especial e ao que parece os USA estão novamente a inverter para o verde.

Decisão: Ainda não sei mas decidirei até às 8h30m da sessão de amanhã.

Até lá, cabeça fresca e muita calma.
Bons Negócios.

Nenhum comentário: