quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Fim da Carteira Blogeuro

Mau dia,

Estou a descobrir que tenho mt pouco faro/jeito/sentido/instinto para o mundo dos mercados.

O meu avô era um excelente negociador e era capaz de vislumbrar negócios onde menos se esperava, principalmente na área do mercado imobiliário.

Eu, pelo que tenho experienciado desde que abri a carteira Blogeuro, não lhe sigo as passadas. Cada tiro, cada melro.

Depois de uma desastrada compra da Sonae SGPS ontem a 1,23€ e ter vendido logo de seguida (por precipitação e erro no preenchimento do stop loss) ao melhor preço, vendo-as partir a 1,22€ com um prejuízo de 22€.

Ainda antes do dia terminar decido entrar em 500 puts para o BCP com strike a 2,80€.

Hoje de manhã, foi a gota de água, estupidamente impelido pela notícia da Galp de ontem e contra todos as regras da minha carteira decidi comprar na abertura. 150 Galps a 15.50€. Ao fim de meia hora, estavam a activar o meu stop loss nos 15€. Foram-se todas a 14,95€.

Logo de seguida, impelido pela fraqueza e raiva estúpida de querer recuperar o dinheiro da trade falhada, entrei em 500 puts para a Galp de strike a 14€.

Enfim, esta sucessão de trades falhadas com entradas irreflectidas e totalmente fora de timing fizeram-me rever a minha postura nos mercados.

Por mais regras que tenha e por mais disciplina que tento ter, acabo sempre por ver a minha racionalidade toldada por ganância, medo ou simplesmente inépcia.
Assim sendo, informo que daqui para a frente a minha política de investimento será totalmente diferente.

Acabei de reduzir o capital para 1000€. O dinheiro que tinha na carteira (inicialmente 4000€) não me fazia falta mas face à minha performance faz mais sentido que o mesmo esteja aplicado numa conta a prazo com rentabilidade pequena mas garantida.

Os 1000€ que sobram serão utilizados exclusivamente em produtos alavancados, principalmente warrants.
Alguns dos meus leitores questionar-se-ão sobre a lucidez desta decisão, sendo estes produtos extremamente perigosos para os indisciplinados ou inexperientes. Considerem, pois, esta decisão como a minha última tentativa de encarrilar no mundo dos mercados sabendo de antemão, que perdendo estes 1000€, nunca mais existirão outros. Sei que terei de ser disciplinado e obedecer ás regras básicas de investimento com este tipo de produtos e farei tudo por tudo para seguir a tendência.

Coloco aqui o fecho da anterior carteira Blogeuro. De seguida iniciarei a nova carteira de produtos alavancados.



Abraços, Bons negócios e mt obrigado por me terem acompanhado neste ingrato mês de Janeiro.

ps- podem dizer que foi uma má altura para entrar no mercado mas na verdade entrei em Julho do ano passado e até ao fim de 2007 acumulei uma série de erros de aprendizagem que me fizeram perder quase o dobro do actual prejuízo da Blogeuro. Por isso esta será a derradeira hipótese.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, mesmo q não tenhas tido o sucesso esperado.

Mas sem dúvida que tens de ter em conta que o momento escolhido para iniciares não foi o melhor, por tudo o que se tem visto.

Pelo que leio teu aqui e no CB, tens tudo o que é preciso para ter sucesso. Apenas tens de aprender a dominar melhor as emoções e a impulsividade.

Cumps. SCORPIO

Anônimo disse...

Força aí Urukai. Se pensares bem quem está a ganhar nestes últimos meses são os que têm mais experiência e sangue frio. Temos que ter paciência e esperar que haja um verdadeiro rebound. Eu também estou com perdas mas que ainda penso recuperar este ano. Pressa já deixei de ter porque também andei à pesca de alguns fundos e desmoralizou-me. Se tal não tivesse acontecido muito possivelmente ontem teria ido às compras e teria já ganho alguma coisa. As emoções são mesmo tramadas por isso a grande máxima deve prevalecer (por muito que custe) "Mais vale perder 5 % da subida do que na descida". Uma coisa que aprendi é nunca entrar na abertura do mercado e com os dias de hoje a colocar dinheiro com fortes gaps ups é mesmo muito arriscado. Boa sorte e cuidado com os curtos. Se parares uns dias e pensares no fim de semana será a melhor opção. Abraços, Enslaved.

Anônimo disse...

Se seguisse a estratégia do livro "Ganhar em Bolsa" não tinha perdido um cêntimo. Então começa a negociar em Bull ou mercado paralelo? É perda na certa. Warrants ? Mais arriscado ainda.
Neste momento 23/1/2008 para um investidor é ter o dinheiro do lado de cá (prazo) e esperar que a bolsa dê sinais de subida sustentada. Boa sorte!

Anônimo disse...

Errata: onde se lê Bull deve ler-se Bear, no comentário acima.

Anônimo disse...

Lamento que a primeira carteira publicada não tenha corrido bem.

No entanto, ser capaz de admitir os erros é um passo decisivo para os conseguir corrigir e dar a volta por cima!

Fazer uma pausa de uns dias ou mesmo semanas pode ajudar a interiorizar as alterações que terá de fazer. Neste caso, em que vai mudar de produtos de investimento, dará também tempo para se sentir mais familiarizado com a oferta disponível e fazer uns testes em paper-trading.

Muito importante é nunca negociar só porque se sente pressionado a tal por ter uma carteira pública. Negoceia-se quando se vê uma elevada probabilidade de valor, nem que se espere 2 meses. Mais vale isso do que perder o capital.

Boa sorte, no que quer que decida e faça!