sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

É sempre importante assumir os erros

Boa tarde,

como prometido venho aqui publicamente assumir os erros por detrás das minhas últimas compras.

Altri
Fui demasiado optimista e coloquei um stop mt apertado. Nestes tempos de indefinição e ainda para mais uma acção volátil como a Altri ou está em "força total" para cima ou facilmente apresenta variações largas que rebentam com suportes. Mesmo tendo colocado um stop abaixo (5,36) da zona de suporte identificada (5,37) , hoje teria sido atingido uma vez que este papel tocou os 6,35.
Continuo a acreditar numa recuperação até aos 6 mas vou manter-me fora até sinais claros de força.

TDU
Este erro foi por mim assumido antes mesmo de comprar o papel. Foi pura teimosia (uma possível LTA imaginária) e um fraco suporte que me levaram a pensar num rebound de alguns cêntimos que não se verificou. Na sessão de hoje a TDU confirma a sua postura totalmente bearish atingindo os 1,85.

Concluo com duas ideias:

- Apesar de ter errado, relembro que os stops evitaram males maiores;

- Estamos a viver um momento de indefinição e eventual inversão de mercado bullish para bearish. Deste modo, os timings de entrada e a AT baseada em suportes terá de ser duplamente pensada e uma reflexão profunda sobre este período é essencial.


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela forma directa como analisou os seus movimentos. Concordo consigo quando diz que ter uma carteira publicada e fazer análise dos negócios contribui para a evolução como trader.

Se me permite uma opinião, quando tiver negócios positivos, analise-os também com o mesmo espírito crítico: ponto de entrada, ponto de saída, se validade dos pressupostos de entrada, etc. Isso também ajuda a melhorar a "pontaria".

Faço votos de que tenha melhores resultados em futuros negócios e um resultado positivo no final de 2008. Mas principalmente, que obtenha satisfação deste jogo/investimento e da publicação do mesmo.

Cumprimentos